an abstract photo of a curved building with a blue sky in the background

Equipamentos de ponta impulsionam descobertas em nosso laboratório

Confira abaixo o aparato experimental que utilizamos na prática laboratorial

Atualmente, o Laboratório de Neurociência Social é formado por uma estrutura completa, a qual possibilita a realização das mais diversas formas de avaliação e protocolos experimentais dentro das neurociências.

O laboratório consta de 4 ambientes climatizados, privativos e com equipamentos atuais, locais que possibilitam que os voluntários e pacientes se sintam confortáveis durante suas participações nas mais diversas linhas de pesquisas desenvolvidas pelos nossos colaboradores. Além disso, também possuímos uma copa e sala de espera completa.

Equipamentos

O LNS fornece aos seus colaboradores tecnologias atuais e utilizadas em todo o mundo. Estas ferramentas possibilitam a realização de estudos avançados, que vão desde pesquisas de base, a exemplo das investigações no âmbito dos processos visuperceptivos, bem como estudos com populações clínicos, como indivíduos acometidos por Acidente Vascular Encefálico (AVE), Migrânea e Fibromialgia.

Dentre os equipamentos temos: o Eletroencefalograma (EEG), o Sistema de Rastreamento Ocular (Eye tracking), o Transcranial direct current stimulation (tDCS) e o E-Prime 3.0, o software de apresentação de estímulo líder mundial.

O LNS é formado por uma estrutura que propicia excelentes condições de trabalho para os nossos pesquisadores

Eletroencefalograma

O eletroencefalograma (EEG) é um exame que registra a atividade elétrica do cérebro através de eletrodos colocados no couro cabeludo. Ele é utilizado para diagnosticar e monitorar condições neurológicas, como epilepsia, distúrbios do sono, e outras disfunções cerebrais. O EEG é uma ferramenta não invasiva que ajuda os médicos a entenderem melhor o funcionamento cerebral e a identificar anomalias na atividade elétrica do cérebro.

Atualmente o LNS utiliza o eletroencefalograma da Brain Products, modelo ACTICHAMP de 32 canais, e o sistema portátil EPOC X - 14 Channel Wireless EEG Headset

O Eye tracking é uma técnica utilizada para medir a movimentação dos olhos e onde uma pessoa está olhando (o ponto de fixação). Utilizando dispositivos como câmeras de alta velocidade e infravermelhos, o eye tracking rastreia o movimento dos olhos e coleta dados sobre o tempo de fixação, a ordem dos olhares e os padrões de leitura. É amplamente utilizado em áreas como marketing, psicologia cognitiva, ergonomia, usabilidade de interfaces e neurociência, permitindo entender melhor o comportamento visual e a atenção dos indivíduos.

O LNS utiliza o Sistema de Rastreamento Ocular - TOBII, modelo TX300 e modelo Tobii Spark

Eye tracking

Transcranial direct current stimulation (tDCS)

A estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS) é uma técnica não invasiva de neuromodulação que utiliza uma corrente elétrica de baixa intensidade aplicada ao couro cabeludo para alterar a excitabilidade cortical. A corrente elétrica é transmitida através de eletrodos colocados na cabeça, podendo aumentar (anódica) ou diminuir (catódica) a atividade neuronal na região-alvo do cérebro. O tDCS é utilizado em pesquisas e tratamentos clínicos para condições como depressão, dor crônica, reabilitação após acidente vascular cerebral e melhoria de funções cognitivas. É valorizado por sua segurança, baixo custo e facilidade de uso.

O LNS possui hoje três unidade do sistema Microestim - tDCS da NKL, modelo Research TB1.

E-Prime 3.0

O E-Prime é um software amplamente utilizado para a criação, gerenciamento e análise de experimentos em psicologia e neurociência. Ele permite a elaboração de experimentos complexos através de uma interface gráfica intuitiva, facilitando o design de estudos comportamentais, de percepção, memória e cognição. O E-Prime 3.0 suporta a apresentação de estímulos visuais e auditivos, a coleta de respostas e a sincronização com outros dispositivos experimentais, como sistemas de eye tracking e EEG. É valorizado pela sua flexibilidade, precisão temporal e capacidade de gerar dados detalhados para análise estatística.

O LNS desenvolve os seus experimentos utilizando a versão mais recente do software, E-prime 3.0 da Psychology Software Tools. O laboratório também possui as extensões que possilibilita a comunicação e sincronização do E-prime com os sistemas da BrainProducts e Tobii, proporcionando avaliações complexas de diferentes medidas eletrofisiológicas.

Todas as imagens são meramente ilustrativas